#08 Cuidados Naturais em tempos de Coronavírus – Pt 1 IMUNIDADE

O coronavírus nos deixou em casa (#fiqueemcasa) e precisamos nos cuidar. É preciso retomar a autonomia da nossa própria saúde. É momento de relembrar que a nossa saúde depende dos cuidados com a nossa alimentação e nossos hábitos, e de olhar para a nossa relação com o sistema de saúde – podemos ter mais autonomia e depender menos de terceiros para nos cuidar. Teremos uma série de três episódios com dicas de cuidados naturais, caseiros, simples e seguros para esse momento de quarentena (e além). Nesse episódio #08 começamos com as dicas para mater a nossa imunidade em dia. ESCUTE AQUI!
(imagem e artista: Andréa Barbour)

ESCUTE O EPISÓDIO

Resumo das dicas para aumentar a imunidade:

  1. Dormir cedo (antes das 23h) e dormir bem!
  2. Escaldapés – todos os dias pelo menos antes de dormir (não fazer se risco de gravidez!) – assistir ao ep #04!
  3. Hidratação adequada: Beber pelo menos 2L de água por dia!! (evitar água gelada)
  4. Alimentação variada – quanto mais colorida e mais natural, melhor. Comer raízes, frutas, legumes, hortaliças, cereais. Com destaque para:
    • batata doce, inhame e cará (todas as raízes em geral, mas essas principalmente) + feijão azuki – para aterrar a mente, aumentar a imunidade, eliminar toxinas.
    • Cevadinha (se cozinha com arroz) – 1 porção por dia (para eliminar mucosidade)
  5. Chá de anis estrelado (usar 01 anis estrelado grande ou 2 pequenos em decocção: ferver a água com o anis por 10 min) algumas linhas mandam fazer em infusão.
  6. Mel, própolis, Alcaçuz – aumentam a imunidade, ajudam os pulmões e tratam sintomas.
  7. Chás mais quentes/que elevam yang para aumentar a imunidade: gengibre, cúrcuma, cravo, canela, etc. – Ter cuidado com sintomas quentes (ex: febre), pois podem agravar o quadro.
  8. Tomar sol (antes das 10h, depois das 15h) para produção de vitamina D (cuidado com as medicações!)
  9. Mente serena, com fé, paz, amor e alegria – detox das redes sociais com uso racional e positivo da tecnologia (ex: comunicação com as pessoas que gostamos, terapia virtual, pedir e oferecer ajuda), fazer um diário (ouvir o episódio piloto!), ter uma rotina, meditar, se exercitar, etc.

Imagens citadas no episódio:

Tai Ji –
Yin e Yang
5 elementos
Horário dos Órgãos da Medicina Tradicional Chinesa

• Gostou? compartilha! Me segue mas redes: @universopitaia
• Que seja doce! •

#coronavirus #covid19 #sarscov2 #virus #pandemia #epidemia #surto #imunidade #saúde #SUS #SistemaUnicoDeSaude #SaudePublica #SaudeÉUmDireito #SaúdeParaTodasETodos #OSUSéNosso #ResponsabilidadeColetiva #autonomia #autonomiaemsaude #autocuidado #cuidadosnaturais #ginecologianatural #cuidadoscaseiros #escaldapes #alimentacao #alimentacaosaudavel #imunidade #FiqueEmCasa

ONDE ESCUTAR?

Escute na clicando AQUI!
Escute no Spotify!
Escute no Apple Podcasts!
Utilize o feed RSS clicando AQUI!

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: