AUTONOMIA SOBRE NOSSOS CORPOS

EM BREVE NOVAS TURMAS!!!!

TERCEIRA TURMA – em andamento
SEGUNDA TURMA – em andamento
PRIMEIRA TURMA – encerrada

Seja bem-vinda!

Para quem não me conhece: muito prazer! Me chamo Bruna Silveira! Sou mãe de primeira viagem, médica de família e comunidade, terapeuta de medicina tradicional chinesa (acupuntura, dietoterapia e fitoterapia chinesas) e homeopatia, curiosa de toda e qualquer prática que promova autocuidado, autoconhecimento e autonomia em saúde, e defensora do conhecimento livre.

Por tudo isso, eu sempre amei promover rodas e consultas coletivas: de gestantes, de mães e bebês, de crianças, de adolescentes, e de mulheres de todas e qualquer idade (da primeira menstruação até a menopausa). Não há nada mais valioso que transmitir os meus conhecimentos enquanto aprendo ao mesmo tempo – e o modelo de atividades coletivas engrandece todas as trocas e aprendizados, pois cada pessoa presente sempre tem muito a contribuir, partilhar e ensinar. Mas, desde que me tornei mãe, não consegui retomar essas atividades coletivas que tanto amo. E esse momento de quarentena, somado a todas as demandas individuais e coletivas que tem se apresentado, me trouxe um novo desafio: como retomar essas atividades de modo não-presencial?

Então, aqui estou eu! E é com muita alegria que trago essa proposta das JORNADAS de consultas-coletivas-virtuais | aulas | partilhas profundas com o objetivo de trabalhar a AUTONOMIA SOBRE NOSSOS CORPOS a partir de conteúdos que há alguns anos venho juntando, misturando e construindo nesse meu caminho de união entre os diferentes paradigmas de saúde, as medicinas ocidental e tradicional chinesa, os saberes modernos, ancestrais e populares.

A proposta de consultas e partilhas coletivas virtuais pode parecer um tanto impessoal, mas vale reforçar que a nossa PRIMEIRA JORNADA, que aconteceu entre 04 e 11 de maio, foi incrível e cheia de amor, afeto e acolhimento! Éramos 15 mulheres entregues a esse processo que foi muito intenso e transformador!
E posso garantir: nem parecia que estávamos distantes, ou com tantos aparatos tecnológicos entre nós. A jornada foi tão profunda que partilhamos da sensação de estarmos todas sentadas em roda numa mesma sala! Fiquei muito tocada com as trocas que tivemos! E posso dizer: eu sempre soube da potência dos círculos de mulheres, mas eu mesma não imaginava que um círculo virtual traria tanta força e cura para todas nós. Foi muito lindo! E aqui estão os depoimentos de algumas das participantes:

Por não ser tão íntima do universo digital, estava um pouco pensativa de como seria o curso Autonomia sobre nossos corpos. Na verdade, foi uma surpresa que aqueceu meu coração. Foi um espaço de acolhimento, de informação com diálogo e muita conexão entre as mulheres que participaram. Bruna é tão generosa na partilha que o que é vivenciado, no curso, ultrapassa a informação e entra naquele conhecimento que mexe e transforma. A vontade é chamar, mãe, primas, avós, amigas, mulheres conhecidas e desconhecidas para participarem desa experiência tão especial.

de Camila Emanuele Martins de Souza

Falar sobre a jornada de autonomia sobre nossos corpos, do Universo Pitaia, pensado e facilitado pela Bruna, me faz lembrar do pacto que selei comigo mesma ao virar de ano: cuidar melhor do meu corpo, dos meus pensamentos, das coisas que consumo (informações, conteúdos). O contato com a medicina chinesa facilitado pela Bruna é um chamado pra pensar nossos corpos com olhares não-ocidentais, porque, afinal de contas, o ocidente tem nos dado há séculos exemplos de como violar os corpos negros, indígenas, femininos, e os saberes ancestrais de tantas sociedades acabaram sendo violados junto.
Poder pensar corpo/mente/espírito todos como uno, é uma das oportunidades que essa troca com a Bruna proporcionou. Acredito que o desafio de estarmos todas “distantes fisicamente” foi superado com muita facilidade e afeto! No terceiro dia já sabiamos bastante umas sobre as outras, já havíamos trocado ideias, receitas e por vezes até lágrimas. Hoje olhando pra tudo que vivemos fico pensando que adoraria que outras mulheres que conheço tivessem acesso à tanto conhecimento compartilhado e trocado. A Bruna faz isso com tanta facilidade e carinho, que seria lindo se toda menina-mulher desse mundo pudesse ter uma “mini Bruna” junto pra dar dicas, cuidados, receitas.
Já sinto saudades! E sei que o que se formou nos dias de jornada – no coletivo e individual – é tão potente que, me vejo mais forte para atravessar os próximos dias e meses à encontro de uma outra jornada na minha vida: a maternidade.

de Agnis Oliveira Freitas

arte-depoimento de Marcella dos Santos Ferreira

Para ver todos os depoimentos (vídeos, textos, artes) CLIQUE AQUI

E é pela força e beleza do que somos capazes de construir juntas que seguimos com a SEGUNDA e a TERCEIRA JORNADA (ambas em andamento) de AUTONOMIA SOBRE NOSSOS CORPOS!

EM BREVE, NOVAS TURMAS!!!

Essa proposta é para TODAS AS MULHERES! Jovens, adultas, meninas, maduras, cis, trans, que menstruam, que estão grávidas, que não menstruam, feiticeiras, donzelas, bruxas e anciãs. TODAS!

São 18h de atividades por mulheres divididas em 9 encontros! – e os horários variam em cada turma.
Os primeiros 8 encontros serão para todas as mulheres inscritas juntas, e o último faremos em dias separados por demanda específica – a depender de quem você seja / da sua fase de vida (e você pode acompanhar mais de um, se tiver interesse por qualquer motivo – o que pode te dar mais 6h de atividades).

GOTOU??
Me segue no instagram AQUI e aguarde o lançamento das novas turmas!!!

E QUE SEJA DOCE!


<span>%d</span> blogueiros gostam disto: