AUTONOMIA SOBRE NOSSOS CORPOS – TERCEIRA JORNADA

AULAS | PARTILHAS
CONSULTAS COLETIVAS VIRTUAIS

– e vamos juntas atravessar essa quarentena –

Seja bem-vinda!

Para quem não me conhece: muito prazer! Me chamo Bruna Silveira! Sou mãe de primeira viagem, médica de família e comunidade, terapeuta de medicina tradicional chinesa (acupuntura, dietoterapia e fitoterapia chinesas) e homeopatia, curiosa de toda e qualquer prática que promova autocuidado, autoconhecimento e autonomia em saúde, e defensora do conhecimento livre.

Por tudo isso, eu sempre amei promover rodas e consultas coletivas: de gestantes, de mães e bebês, de crianças, de adolescentes, e de mulheres de todas e qualquer idade (da primeira menstruação até a menopausa). Não há nada mais valioso que transmitir os meus conhecimentos enquanto aprendo ao mesmo tempo – e o modelo de atividades coletivas engrandece todas as trocas e aprendizados, pois cada pessoa presente sempre tem muito a contribuir, partilhar e ensinar. Mas, desde que me tornei mãe, não consegui retomar essas atividades coletivas que tanto amo. E esse momento de quarentena, somado a todas as demandas individuais e coletivas que tem se apresentado, me trouxe um novo desafio: como retomar essas atividades de modo não-presencial?

Então, aqui estou eu! E é com muita alegria que trago essa proposta da TERCEIRA JORNADA de consultas-coletivas-virtuais | aulas | partilhas profundas com o objetivo de trabalhar a AUTONOMIA SOBRE NOSSOS CORPOS a partir de conteúdos que há alguns anos venho juntando, misturando e construindo nesse meu caminho de união entre os diferentes paradigmas de saúde, as medicinas ocidental e tradicional chinesa, os saberes modernos, ancestrais e populares.

A proposta de consultas e partilhas coletivas virtuais pode parecer um tanto impessoal, mas vale reforçar que a nossa PRIMEIRA JORNADA, que aconteceu entre 04 e 11 de maio, foi incrível e cheia de amor, afeto e acolhimento! Éramos 15 mulheres entregues a esse processo que foi muito intenso e transformador!
E posso garantir: nem parecia que estávamos distantes, ou com tantos aparatos tecnológicos entre nós. A jornada foi tão profunda que partilhamos da sensação de estarmos todas sentadas em roda numa mesma sala! Fiquei muito tocada com as trocas que tivemos! E posso dizer: eu sempre soube da potência dos círculos de mulheres, mas eu mesma não imaginava que um círculo virtual traria tanta força e cura para todas nós. Foi muito lindo! E aqui estão os depoimentos de algumas das participantes:

Por não ser tão íntima do universo digital, estava um pouco pensativa de como seria o curso Autonomia sobre nossos corpos. Na verdade, foi uma surpresa que aqueceu meu coração. Foi um espaço de acolhimento, de informação com diálogo e muita conexão entre as mulheres que participaram. Bruna é tão generosa na partilha que o que é vivenciado, no curso, ultrapassa a informação e entra naquele conhecimento que mexe e transforma. A vontade é chamar, mãe, primas, avós, amigas, mulheres conhecidas e desconhecidas para participarem desa experiência tão especial.

de Camila Emanuele Martins de Souza

Falar sobre a jornada de autonomia sobre nossos corpos, do Universo Pitaia, pensado e facilitado pela Bruna, me faz lembrar do pacto que selei comigo mesma ao virar de ano: cuidar melhor do meu corpo, dos meus pensamentos, das coisas que consumo (informações, conteúdos). O contato com a medicina chinesa facilitado pela Bruna é um chamado pra pensar nossos corpos com olhares não-ocidentais, porque, afinal de contas, o ocidente tem nos dado há séculos exemplos de como violar os corpos negros, indígenas, femininos, e os saberes ancestrais de tantas sociedades acabaram sendo violados junto.
Poder pensar corpo/mente/espírito todos como uno, é uma das oportunidades que essa troca com a Bruna proporcionou. Acredito que o desafio de estarmos todas “distantes fisicamente” foi superado com muita facilidade e afeto! No terceiro dia já sabiamos bastante umas sobre as outras, já havíamos trocado ideias, receitas e por vezes até lágrimas. Hoje olhando pra tudo que vivemos fico pensando que adoraria que outras mulheres que conheço tivessem acesso à tanto conhecimento compartilhado e trocado. A Bruna faz isso com tanta facilidade e carinho, que seria lindo se toda menina-mulher desse mundo pudesse ter uma “mini Bruna” junto pra dar dicas, cuidados, receitas.
Já sinto saudades! E sei que o que se formou nos dias de jornada – no coletivo e individual – é tão potente que, me vejo mais forte para atravessar os próximos dias e meses à encontro de uma outra jornada na minha vida: a maternidade.

de Agnis Oliveira Freitas

arte-depoimento de Marcella dos Santos Ferreira

Para ver todos os depoimentos (vídeos, textos, artes) CLIQUE AQUI

E é pela força e beleza do que somos capazes de construir juntas que estou aqui novamente com as propostas da SEGUNDA (já esgotada – início 26/05) e da TERCEIRA JORNADA de AUTONOMIA SOBRE NOSSOS CORPOS!

Essa proposta é para TODAS AS MULHERES! Jovens, adultas, meninas, maduras, cis, trans, que menstruam, que estão grávidas, que não menstruam, feiticeiras, donzelas, bruxas e anciãs. TODAS!

A experiência da primeira jornada também foi bastante importante para entender que alguns encontros precisavam de mais tempo! Então nossas TERCEIRA JORNADA terão mais encontros!!

Serão 18h de atividades por mulheres divididas em 9 encontros, aos sábados e domingos, das 9h30 às 11h30!
Os primeiros 8 encontros serão para todas as mulheres inscritas juntas, e o último faremos em dias separados por demanda específica – a depender de quem você seja / da sua fase de vida (e você pode acompanhar mais de um, se tiver interesse por qualquer motivo – o que pode te dar mais 6h de atividades).

Vamos lá?

Para preencher a ficha de interesse CLIQUE AQUI !

OS ENCONTROS E AS DATAS

ENCONTRO 1 – sábado 06 de junho – das 9h30 às 11h30

Quem somos e como estamos nessa quarentena? Qual a nossa relação com o sistema de saúde? Vamos conversar sobre um assunto importantíssimo e muito polêmico: nem sempre prevenir é melhor que remediar – avaliando os excessos de exames!

*Será enviado um formulário específico para que possamos mapear as dores físicas e emocionais, e as práticas de cuidado de cada uma.

ilustração de @maggiestephenson

ENCONTRO 2 – domingo 07 de junho – das 9h30 às 11h30

Rotina e Alimento Vivo. O horário dos órgãos pela MTC (medicina tradicional chinesa). Como estamos nutrindo o nosso corpo e nossa alma? Como nos relacionamos com a cozinha? Como tem sido esse processo na quarentena? Como está a nossa rotina? Como estamos nos relacionando com os cuidados da nossa casa? Como podemos melhorar?

ilustração de @maggiestephenson

ENCONTRO 3 – sábado 13 de junho – das 9h30 às 11h30

Mente, corpo e espírito. Autoconhecimento com os estudos de arquétipos guiando nossas relações e saúde – PARTE 1: yin/yang, 4 temperamentos (antroposofia), 5 movimentos da MTC (portas das almas, emoções, virtudes e etc), biotipologia e miasmas (homeopatia).

ilustração de @maggiestephenson

ENCONTRO 4 – domingo 14 de junho – das 9h30 às 11h30

Mente, corpo e espírito. Autoconhecimento com os estudos de arquétipos guiando nossas relações e saúde – PARTE 2: chakras, arquétipos planetários e como podemos acalmar e aterrar a mente?

ilustração de @maggiestephenson

ENCONTRO 5 – sábado 20 de junho – das 9h30 às 11h30

Saúde do corpo físico e imunidade. Parte 1: Quais são as suas dores? Como cuidamos da nossa saúde? Como nos relacionamos com o nosso corpo? Diferenciação dos sintomas quentes e sintomas frios (dos sistemas respiratório, gastrointestinal, urinário, etc.)

ilustração de @maggiestephenson

ENCONTRO 6 – domingo 21 de junho – das 9h30 às 11h30

Saúde do corpo físico e imunidade. PARTE 2: ervas, alimentos e cuidados caseiros seguros. Autonomia com aromaterapia, homeopatia e outras práticas integrativas.

ilustração de @maggiestephenson

ENCONTRO 7 – sábado 27 de junho – das 9h30 às 11h30

Autocuidado, movimento e cultivo de energia interna. Exercícios de automassagem, exercícios de Chi Kung (Qi Gong – exercícios de cultivo de energia da MTC), danças e atividades corporais.

ilustração de @maggiestephenson

ENCONTRO 8 – domingo 28 de junho – das 9h30 às 11h30

Nós e a Lua, saúde, feminino e sexualidade.
A natureza é cíclica! Todas somos cíclicas! As mulheres que menstruam tem o ciclo interno mais evidente, mas as mulheres no período de gestação, mulheres trans ou mulheres em menopausa também ciclam!
Vamos trabalhar os arquétipos da lua, nossos ciclos internos e externos, o poder do diário e do registro dos ciclos. Vamos falar sobre saúde e direitos sexuais e reprodutivos, métodos contraceptivos e de prevenção de ISTs.

ilustração de @maggiestephenson

ÚLTIMOS ENCONTROS – divididos para atender às diferentes demandas (você pode acompanhar mais de um, se quiser).

*caso não haja demanda de algum dos encontros finais, o mesmo poderá ser cancelado.

NOSSO SANGUE E NOSSOS CICLOS

ilustração de @maggiestephenson

Ginecologia natural e medicina chinesa para mulheres que menstruam

sábado 04 de julho – das 9h30 às 11h30

GESTAR E PARIR EM TEMPOS DE QUARENTENA

ilustração de @maggiestephenson

domingo 05 de julho – das 9h30 às 11h30

AUTOCUIDADO E PLENOPAUSA

ilustração de @maggiestephenson

Ginecologia natural e medicina chinesa para as mulheres em menopausa

sábado 11 de julho – das 9h30 às 11h30

TRANSFORMAR O CUIDADO

ilustração de @maggiestephenson

Para mulheres trans

domingo 12 de julho – das 9h30 às 11h30

SE INSCREVA

PARA PREENCHER O FORMULÁRIO DE INTERESSES, ACESSE: https://forms.gle/ZQt1TTou66MGsdUb7

AS VAGAS SÃO LIMITADAS!

ATENÇÃO! Você tem interesse em participar de uma jornada, mas não pode nesses horários?

Preencha a ficha de interesse e responda isso ao final!

PARA PREENCHER O FORMULÁRIO DE INTERESSES, ACESSE: https://forms.gle/ZQt1TTou66MGsdUb7

Você tem interesse em montar um grupo fechado (com pelo menos 7 mulheres)? Preencha a ficha de interesse e responda isso ao final!

PARA PREENCHER O FORMULÁRIO DE INTERESSES, ACESSE: https://forms.gle/ZQt1TTou66MGsdUb7

SOBRE OS VALORES

POR FAVOR LEIA TUDO COM AMOR E ATENÇÃO!

O momento pede coletividade e equidade! Conversaremos sobre valores individualmente com cada mulher que demonstrar interesse. Para que entendam o plano: essa crise tem levado muitas pessoas a uma grande instabilidade financeira e, pensando nisso, trago mais de uma proposta de valores. Mas, para que mais gente possa ser acolhida com tranquilidade, CADA CONTRIBUIÇÃO IDEAL e ESPECIAL permitirá a participação de UMA MULHER com BOLSA INTEGRAL. Por isso, é muito importante que quem tiver condições, siga com os valores integrais (lembrando que nesse valor – que corresponde a um valor de muitas consultas médicas individuais de 1h – estão inclusas 18h de atividades cheias de informações para gerar autonomia em saúde + envio de muitos materiais de referência, além das gravações que você poderá acessar para rever e revisar o conteúdo).

CONTRIBUIÇÃO BÁSICA

A contribuição básica garante apenas a sua participação. Valor: 36 reais por encontro | Valor total: 324 reais.

CONTRIBUIÇÃO ESTUDANTE

50% de desconto na contribuição básica, que também garante apenas a sua participação. Valor: 18 reais por encontro | Valor total: 162 reais. – somente para estudantes de ensino médio, cursinho e faculdade com dificuldades financeiras.

CONTRIBUIÇÃO IDEAL

A contribuição ideal contempla e honra o valor real do meu esforço e trabalho, além de garantir a participação de uma MULHER com BOLSA INTEGRAL. Valor: 50 reais por encontro | Valor total: 450 reais.

CONTRIBUIÇÃO ESPECIAL – somente 5 vagas

Temos 5 vagas para o que chamo de contribuição especial que, além de contemplar a sua participação e a participação de outra mulher com bolsa integral, essa modalidade garante um horário de consulta online com 75% de desconto para avaliarmos seus padrões individualmente, com orientações específicas, fitoterápicos, homeopatias e outros medicamentos que se fizerem necessário. Valor: 540 reais (50 reais cada encontro + consulta online individual no valor de 90 reais).

BOLSA INTEGRAL

Se você preenche algum dos critérios discriminados na ficha de inscrição (mãe solo desempregada, mulher trans, mulher negra ou mulher indígena), você poderá preencher as vagas de bolsa integral. Cada inscrição realizada com a contribuição ideal ou com a contribuição especial possibilitará a participação de UMA MULHER com BOLSA INTEGRAL – até preenchermos o limite de vagas.

MUITO OBRIGADA POR CHEGAR ATÉ AQUI!

SE INSCREVA

PARA PREENCHER O FORMULÁRIO DE INTERESSES, ACESSE: https://forms.gle/ZQt1TTou66MGsdUb7

AS VAGAS SÃO LIMITADAS!

ATENÇÃO! Você tem interesse em participar de uma jornada, mas não pode nesses horários?

Preencha a ficha de interesse e responda isso ao final!

PARA PREENCHER O FORMULÁRIO DE INTERESSES, ACESSE: https://forms.gle/ZQt1TTou66MGsdUb7

Você tem interesse em montar um grupo fechado (com pelo menos 7 mulheres)? Preencha a ficha de interesse e responda isso ao final!

PARA PREENCHER O FORMULÁRIO DE INTERESSES, ACESSE: https://forms.gle/ZQt1TTou66MGsdUb7

Gostou?
Me segue nas redes: @universopitaia

Compartilha!

Beijos e Abraços,
Bruna Silveira

E que seja doce!

ilustrações de @maggiestephenson
<span>%d</span> blogueiros gostam disto: